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Curso de Musicalização
na CICA
Profº Joélio Santos.
Conteúdo programático de
2012
1.
Ementa
Iniciação e
aprofundamento nos estudos da teoria musical. Sensibilização à música erudita e
popular. Introdução e aprimoramento na utilização de ferramentas tecnológicas,
por intermédio da criação e manuseio de um blog, para melhor discussão e
acompanhamento dos resultados do grupo. Noções de composição, visando o
despertar dos educandos para a elaboração das próprias criações (composições). Criação
de um espetáculo a partir de experiências musicais trazidas pelos próprios
educandos, bem como das experiências vivenciadas pelo grupo durante o processo
de aprendizagem.
2.
Objetivos
1. Refletir,
vivenciar e praticar conceitos, referentes ao ensino da música, desenvolvendo
uma visão crítica musical e despertando nos educandos o bom gosto pela música.
2. Introduzir
e ambientar, desenvolvendo as habilidades dos educandos no mundo virtual, por
intermédio da criação de um blog.
3. Proporcionar
aos educandos, noções composicionais, visando o despertar dos mesmos, para a
elaboração de novas Canções (composições), seja elas eruditas ou populares, na
tentativa de registrar o tempo, ao qual vivem.
4. Praticar
os conceitos vivenciados durante o processo de aprendizagem, por intermédio da
criação (Composição) de um espetáculo musical, fazendo referencia ao musical “Saltimbancos”,
de Chico Buarque.
5. Proporcionar
audições, tanto de músicas eruditas, quanto populares brasileiras e universais.
6. Apresentar
os resultados finais no ATO de 2012.
3.
Conteúdo programático
- O
que é o curso e por que elaborar um blog.
- A
história dos Instrumentos Musicais.
- Características
do som: altura, duração, intensidade e timbre.
- Conceitos
de música: melodia, harmonia e ritmo.
- Notas
musicais e pentagrama.
- Claves:
sol, fá, dó e percussão.
- Valores:
figuras de som e silêncio.
- Compasso
simples: quaternário, ternário e binário.
- Tom,
semitom e alterações.
- Escala: natural e cromática.
- Cifras
de acordes maiores, menores, aumentados e diminutos.
- Formas
musicais.
- Noções
básicas sobre a história da música popular e erudita.
- Audições
diversas de músicas eruditas e populares brasileiras e universais.
- Estímulo a criatividade (noções de composição).
4.
Metodologia
As aulas serão
desenvolvidas tendo como linhas norteadoras, a construção de todas as etapas do
processo de aprendizagem, visando e contemplando os saberes trazidos pelos
próprios educandos, bem como proporcionando outros saberes, por parte do
educador.
Serão tomadas as
seguintes direções: aulas expositivas, jogos lúdico-musicais, noções de teoria
musical e solfejo simples, bem como introdução à criatividade (composição), exibições
de vídeos e filmes, audições de músicas eruditas e populares, visitas externas
a outras instituições de ensino e centros culturais e pesquisas no ambiente
virtual, por intermédio de debates no (blog: musicalizacica.blogspot.com.br).
5.
Avaliação
Lançaremos mão de duas
formas de avaliação:
- Diagnóstica:
valorizando os conhecimentos dos educandos (registrando-os e
classificando-os por níveis 1, 2 e 3, por meio de planilhas de
acompanhamento pedagógico), para direcioná-los aos novos conceitos
apresentados, através da prática do solfejo e criatividade (composição).
- Processual:
avaliar os educandos quanto ao desenvolvimento no processo de aprendizagem,
por intermédio das visitações no blog; envolvimento em todas as propostas
de tarefas, sobretudo, no processo de criação do trabalho final
(Espetáculo musical que fará referência ao “Saltimbancos”).
6.
Bibliografia
ARNOLD, S. Fundamentos da Composição Musical. São
Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Música na
Educação Básica. Vol., n. 1, 2, 3. Porto Alegre, 2011.
CANDÉ, R. História
universal na Música, vol.
1; Trad. Eduardo Brandão São Paulo: Martins Fontes, 1994.
GRIFFITHS, P. (ED). A Música Moderna: uma história concisa e
ilustrada de Debussy a Boulez; trad. Clóvis Marques; com a colaboração de
Silvio Augusto Merhly; revisão Eduardo Brandão. Rio de Janeiro: Editora; Jorge
Zahar, 1998.
GROUT, D. J; PALISCA, C.
V. A História da Música Ocidental. Portuga: Editora Gradiva, 1994.
HENTSCHKE, L; KRUGER, S.
E; BEM, L. D.; CUNHA, E. S. A Orquestra
Tintim por Tintim. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
MATEIRO, T; ILARI, B
(Org.). Pedagogias em Educação Musical.
Curitiba: Editora IBPEX, 2011.
MED, B. Teoria da Música. Brasília: Editor:
Bohumil Med, 1996.
MORAIS, J. J. Música da
Modernidade: origens da música de nosso tempo; São Paulo: Editora Brasiliense,
1983.
SADIE, S. Dicionário Grove de música: edição concisa/editada por Stanley
Sadie; editora assistente Alison Latham; tradução Eduardo Francisco Alves. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
SOUZA, J (Org.). Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Porto Alegre: Editora
Sulina, 2009.
O ProfºJoélio procurou aprofundar mas o conhecimento da musica para a gente isso foi bem legal.Gostei muito do blog
ResponderExcluirSeria interessante que a gente saiba quem estão postando os comentários. Mas mesmo assim, gostei do comentário. Espero que vocês aproveitem ao máximo dos conhecimentos desse blog.
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