quinta-feira, 19 de abril de 2012

Musicalização na Casa da Criança



PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEDES
GERÊNCIA DE PROTEÇÃO BÁSICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CASA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CICA
 




Curso de Musicalização na CICA
Profº Joélio Santos.


Conteúdo programático de 2012

1. Ementa


Iniciação e aprofundamento nos estudos da teoria musical. Sensibilização à música erudita e popular. Introdução e aprimoramento na utilização de ferramentas tecnológicas, por intermédio da criação e manuseio de um blog, para melhor discussão e acompanhamento dos resultados do grupo. Noções de composição, visando o despertar dos educandos para a elaboração das próprias criações (composições). Criação de um espetáculo a partir de experiências musicais trazidas pelos próprios educandos, bem como das experiências vivenciadas pelo grupo durante o processo de aprendizagem. 

2. Objetivos

1. Refletir, vivenciar e praticar conceitos, referentes ao ensino da música, desenvolvendo uma visão crítica musical e despertando nos educandos o bom gosto pela música.
2. Introduzir e ambientar, desenvolvendo as habilidades dos educandos no mundo virtual, por intermédio da criação de um blog.
3. Proporcionar aos educandos, noções composicionais, visando o despertar dos mesmos, para a elaboração de novas Canções (composições), seja elas eruditas ou populares, na tentativa de registrar o tempo, ao qual vivem. 
4. Praticar os conceitos vivenciados durante o processo de aprendizagem, por intermédio da criação (Composição) de um espetáculo musical, fazendo referencia ao musical “Saltimbancos”, de Chico Buarque.
5. Proporcionar audições, tanto de músicas eruditas, quanto populares brasileiras e universais.
6.   Apresentar os resultados finais no ATO de 2012.

3. Conteúdo programático
  1. O que é o curso e por que elaborar um blog.
  2. A história dos Instrumentos Musicais.
  3. Características do som: altura, duração, intensidade e timbre.
  4. Conceitos de música: melodia, harmonia e ritmo.
  5. Notas musicais e pentagrama.
  6. Claves: sol, fá, dó e percussão.
  7. Valores: figuras de som e silêncio.
  8. Compasso simples: quaternário, ternário e binário.
  9. Tom, semitom e alterações.
  10.  Escala: natural e cromática.
  11. Cifras de acordes maiores, menores, aumentados e diminutos.
  12. Formas musicais.
  13. Noções básicas sobre a história da música popular e erudita.
  14. Audições diversas de músicas eruditas e populares brasileiras e universais.
  15. Estímulo a criatividade (noções de composição).
4. Metodologia


As aulas serão desenvolvidas tendo como linhas norteadoras, a construção de todas as etapas do processo de aprendizagem, visando e contemplando os saberes trazidos pelos próprios educandos, bem como proporcionando outros saberes, por parte do educador.
Serão tomadas as seguintes direções: aulas expositivas, jogos lúdico-musicais, noções de teoria musical e solfejo simples, bem como introdução à criatividade (composição), exibições de vídeos e filmes, audições de músicas eruditas e populares, visitas externas a outras instituições de ensino e centros culturais e pesquisas no ambiente virtual, por intermédio de debates no (blog: musicalizacica.blogspot.com.br).

5. Avaliação


Lançaremos mão de duas formas de avaliação:
  1. Diagnóstica: valorizando os conhecimentos dos educandos (registrando-os e classificando-os por níveis 1, 2 e 3, por meio de planilhas de acompanhamento pedagógico), para direcioná-los aos novos conceitos apresentados, através da prática do solfejo e criatividade (composição).
  2. Processual: avaliar os educandos quanto ao desenvolvimento no processo de aprendizagem, por intermédio das visitações no blog; envolvimento em todas as propostas de tarefas, sobretudo, no processo de criação do trabalho final (Espetáculo musical que fará referência ao “Saltimbancos”).
6. Bibliografia



ARNOLD, S. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ABEM). Música na Educação Básica. Vol., n. 1, 2, 3. Porto Alegre, 2011.
CANDÉ, R. História universal na Música, vol. 1; Trad. Eduardo Brandão São Paulo: Martins Fontes, 1994.
GRIFFITHS, P. (ED). A Música Moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez; trad. Clóvis Marques; com a colaboração de Silvio Augusto Merhly; revisão Eduardo Brandão. Rio de Janeiro: Editora; Jorge Zahar, 1998.
GROUT, D. J; PALISCA, C. V. A História da Música Ocidental. Portuga: Editora Gradiva, 1994.
HENTSCHKE, L; KRUGER, S. E; BEM, L. D.; CUNHA, E. S. A Orquestra Tintim por Tintim. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
MATEIRO, T; ILARI, B (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Editora IBPEX, 2011.
MED, B. Teoria da Música. Brasília: Editor: Bohumil Med, 1996.
MORAIS, J. J. Música da Modernidade: origens da música de nosso tempo; São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
SADIE, S. Dicionário Grove de música: edição concisa/editada por Stanley Sadie; editora assistente Alison Latham; tradução Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
SOUZA, J (Org.). Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.

2 comentários:

  1. O ProfºJoélio procurou aprofundar mas o conhecimento da musica para a gente isso foi bem legal.Gostei muito do blog

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    1. Seria interessante que a gente saiba quem estão postando os comentários. Mas mesmo assim, gostei do comentário. Espero que vocês aproveitem ao máximo dos conhecimentos desse blog.

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